Psiquiatria Nutricional e Metabólica
Diferentes estudos científicos têm verificado a relação entre os alimentos e o aparecimento de doenças e transtornos mentais. Pesquisas apontam que uma nutrição adequada não traz benefícios apenas para a fisiologia humana e a composição corporal, mas, também, têm efeitos benéficos no humor e no bem-estar mental.
Não à toa, uma dieta balanceada está sendo cada vez mais associada à prevenção de transtornos mentais. Evidências crescentes indicam uma forte associação entre uma dieta pobre em nutrientes e a exacerbação dos transtornos de humor, vulnerabilidades cognitivas induzidas pelo estresse, bem como outras condições neuropsiquiátricas.
Apesar de ser de conhecimento geral que a composição, estrutura e função do cérebro dependam, em resumo, da disponibilidade de nutrientes apropriados, incluindo lipídios, aminoácidos, vitaminas e minerais, ainda assim muitos ignoram a importância da psiquiatria nutricional e metabólica.
Entretanto, já é de conhecimento científico que a ingestão de alimentos de qualidade possui um grande impacto na função cerebral, atuando diretamente na saúde mental, humor e desempenho cognitivo.